quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Exposição de Christopher Wood



Nesta exposição, Wool apresentará cerca de 20 obras da sua produção de 2006 a 2008, criteriosamente seleccionadas e confrontadas com cerca de 15 obras de anos anteriores.
 
Assim, o público poderá acompanhar a evolução das marcas pictóricas e abstractas de Wool nos diferentes meios, nomeadamente o meio da criação original e o meio da reproduçãoo, executada através de diversas utilizações da técnica da serigrafia.

Considerado um dos principais pintores do nosso tempo, a obra de Wool tem sido exposta nos Estados Unidos e por toda a Europa. Contudo, a complexidade e a subtileza dos seus trabalhos têm evitado que os seus quadros se tornem amplamente populares, como sucedeu com alguns outros artistas da sua geração. Em certo sentido, Wool continua a ser um “pintor de pintores”, cuja obra ainda espera ser divulgada juntodo público em geral. Esta é a primeira vez que se realiza em Portugal uma exposição unicamente dedicada à obra de Christopher Wool, artista que foi incluído na exposição de Serralves “Anos 80: Uma Topologia”.
 
Christopher Wool nasceu em 1955 em Chicago e começou a expor na segunda metade dos anos 1980. Tal como outros artistas nova-iorquinos que emergiram na época, tomou como ponto de partida para o seu trabalho premissas do minimalismo e do conceptualismo, permeadas por sinais das precárias condições socioculturais do mundo contemporâneo. Na altura, o punk era uma referência importante. Wool desenvolveu desde o início uma pintura enformada pela aplicação e pelo questionamento de diferentes tipos de elementos vernáculos e pictóricos.


Patente até 15 de Março de 2009 no Museu Serralves

Sem comentários: